O Pilates
Joseph Hubertus Pilates foi o criador do método que leva o seu nome. Ele nasceu em Mönchengladbach, na Alemanha, em 1880. Criança de saúde frágil, sofria de asma, raquitismo e febre reumática.
Chegou a conclusão que se não tomasse uma atitude, teria uma vida curta, devido a saúde debilitada.Temendo ter que passar o resto da vida em um cadeira de rodas, já na adolescência, começou a pesquisar formas de melhorar a condição física.
Como autodidata, estudou anatomia, fisiologia, medicina tradicional chinesa, Yoga e artes marciais. Reuniu todo o conhecimento, fabricou objetos de apoio que utilizavam elásticos, pesos e resistências, criando o método Pilates de condicionamento físico.
Graças aos resultados obtidos com método, obteve uma condição de saúde invejável. O menino de pouca saúde, transformou-se em um adulto capaz de praticar ginástica, mergulho, esqui e boxe.
Ao todo, a técnica Pilates compreende mais de 500 exercícios físicos, que respeitam os limites e o ritmo de cada praticante. Ele viveu até os 87 anos de idade, sem precisar recorrer a qualquer tipo de recurso médico.
O método Pilates é preservado através do instituto “The Authentic Pilates” e auxilia milhares de pessoas ao redor do mundo a manter uma vida saudável e produtiva.
Frases de Pilates:
“Nem muito pouco, nem em excesso.”
“Se aos 30 anos, você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos, você é flexível e forte, você é um jovem.”
“Respeite seu próprio ritmo.”
“Se aceite da forma que você é.”
“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
“Eu inventei todas as máquinas. Em 1925, eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. "
"Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."
“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.”
"Com 10 sessões, você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo."
“Verdadeira saúde é obter e manter o desenvolvimento uniforme do corpo com perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.”
"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes (Joseph Pilates, aos 86 anos de idade) ."
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
Benefícios:
• Aumenta a resistência física e mental;
• Alongamento e maior controle corporal;
• Correção postural;
• Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
• Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
• Melhora da coordenação motora;
• Maior mobilidade das articulações;
• Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
• Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
• Fortalecimento dos órgãos internos; Aumento da concentração;
• Trabalha a respiração; Promove relaxamento.
Joseph H. Pilates diz que após as:
10 primeiras aulas iniciam-se as primeiras modificações corporais;
20 aulas, essas modificações se tornam mais visíveis;
30 aulas as mudanças podem ser notadas por nossos semelhantes.
Pilates na Reabilitação
O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos disco o que gera um estímulo a circulação na região.
O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, seqüelas neurológicas decorrentes de AVC's (acidente vascular cerebral), parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.
Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar sua performance física. É um método que abrange uma faixa etária ampla que vai de 10 anos de idade até pessoas que se encontram na terceira idade.
O método Pilates é bastante recomendado na reabilitação na condromalácia patelar, artroses, artrite reumatóide, e em disfunções músculo-esqueléticas como síndrome do piriforme, escoliose, espondolistese, espondilólise, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, dor crônica na coluna lombar, síndrome do impácto do ombro, fibromialgia, entre outros...
O exercício, feito constantemente proporciona uma reestruturação postural através do condicionamento físico. "A postura muda, a pessoa parece que cresce, o peito fica mais aberto, a coluna e a cabeça entram no lugar" diz a professora Sibele Pires, 33, aluna de Inélia. Ela trabalha com o pilates há dois anos e diz que os resultados são excelentes para a postura, o condicionamento físico, força e flexibilidade.
Normalmente as pessoas de Terceira Idade têm problemas respiratórios, sentem dores nas articulações e tem sérios problemas posturais, afetando principalmente a coluna.
O Pilates atua diretamente nestes casos: a respiração melhora consideravelmente, os tendões e músculos são alongados e passam a ter um novo vigor - aliviando as articulações, o abdômen é fortalecido, protegendo a coluna.
A atividade evita a osteoporose, não tem impacto e não gera traumas.
O estímulo à concentração nos exercícios tem efeitos também sobre a memória.
O idoso recupera a autonomia e a mobilidade, vivendo com mais qualidade e saúde.
O alinhamento corporal é um dos efeitos do Pilates. Com a coluna encaixada, a força abdominal reconquistada e a respiração adequada, o metabolismo acelera, a proporção de massa magra corporal aumenta, promove-se a queima de gordura e as medidas diminuem. O resultado estético aparece: o corpo tende ficar mais tonificado e esguio. Cada um no seu limite...
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário