VAMOS COMPARTILHAR

Esperamos poder compartilhar momentos, amizades, experiências e sobretudo reencontrar velhos e bons amigos...
Ana Paula
Edio Fiorentini Jr

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PILATES

O Pilates
Joseph Hubertus Pilates foi o criador do método que leva o seu nome. Ele nasceu em Mönchengladbach, na Alemanha, em 1880. Criança de saúde frágil, sofria de asma, raquitismo e febre reumática.

Chegou a conclusão que se não tomasse uma atitude, teria uma vida curta, devido a saúde debilitada.Temendo ter que passar o resto da vida em um cadeira de rodas, já na adolescência, começou a pesquisar formas de melhorar a condição física.

Como autodidata, estudou anatomia, fisiologia, medicina tradicional chinesa, Yoga e artes marciais. Reuniu todo o conhecimento, fabricou objetos de apoio que utilizavam elásticos, pesos e resistências, criando o método Pilates de condicionamento físico.

Graças aos resultados obtidos com método, obteve uma condição de saúde invejável. O menino de pouca saúde, transformou-se em um adulto capaz de praticar ginástica, mergulho, esqui e boxe.

Ao todo, a técnica Pilates compreende mais de 500 exercícios físicos, que respeitam os limites e o ritmo de cada praticante. Ele viveu até os 87 anos de idade, sem precisar recorrer a qualquer tipo de recurso médico.

O método Pilates é preservado através do instituto “The Authentic Pilates” e auxilia milhares de pessoas ao redor do mundo a manter uma vida saudável e produtiva.
Frases de Pilates:
“Nem muito pouco, nem em excesso.”
“Se aos 30 anos, você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos, você é flexível e forte, você é um jovem.”
“Respeite seu próprio ritmo.”
“Se aceite da forma que você é.”
“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
“Eu inventei todas as máquinas. Em 1925, eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. "
"Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."
“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.”
"Com 10 sessões, você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo."
“Verdadeira saúde é obter e manter o desenvolvimento uniforme do corpo com perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.”
"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes (Joseph Pilates, aos 86 anos de idade) ."

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Benefícios:
• Aumenta a resistência física e mental;

• Alongamento e maior controle corporal;

• Correção postural;

• Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

• Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

• Melhora da coordenação motora;

• Maior mobilidade das articulações;

• Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

• Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

• Fortalecimento dos órgãos internos; Aumento da concentração;

• Trabalha a respiração; Promove relaxamento.


Joseph H. Pilates diz que após as:

10 primeiras aulas iniciam-se as primeiras modificações corporais;

20 aulas, essas modificações se tornam mais visíveis;

30 aulas as mudanças podem ser notadas por nossos semelhantes.

Pilates na Reabilitação

O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos disco o que gera um estímulo a circulação na região.

O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, seqüelas neurológicas decorrentes de AVC's (acidente vascular cerebral), parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.

Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar sua performance física. É um método que abrange uma faixa etária ampla que vai de 10 anos de idade até pessoas que se encontram na terceira idade.

O método Pilates é bastante recomendado na reabilitação na condromalácia patelar, artroses, artrite reumatóide, e em disfunções músculo-esqueléticas como síndrome do piriforme, escoliose, espondolistese, espondilólise, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, dor crônica na coluna lombar, síndrome do impácto do ombro, fibromialgia, entre outros...
O exercício, feito constantemente proporciona uma reestruturação postural através do condicionamento físico. "A postura muda, a pessoa parece que cresce, o peito fica mais aberto, a coluna e a cabeça entram no lugar" diz a professora Sibele Pires, 33, aluna de Inélia. Ela trabalha com o pilates há dois anos e diz que os resultados são excelentes para a postura, o condicionamento físico, força e flexibilidade.
Normalmente as pessoas de Terceira Idade têm problemas respiratórios, sentem dores nas articulações e tem sérios problemas posturais, afetando principalmente a coluna.

O Pilates atua diretamente nestes casos: a respiração melhora consideravelmente, os tendões e músculos são alongados e passam a ter um novo vigor - aliviando as articulações, o abdômen é fortalecido, protegendo a coluna.

A atividade evita a osteoporose, não tem impacto e não gera traumas.

O estímulo à concentração nos exercícios tem efeitos também sobre a memória.

O idoso recupera a autonomia e a mobilidade, vivendo com mais qualidade e saúde.
O alinhamento corporal é um dos efeitos do Pilates. Com a coluna encaixada, a força abdominal reconquistada e a respiração adequada, o metabolismo acelera, a proporção de massa magra corporal aumenta, promove-se a queima de gordura e as medidas diminuem. O resultado estético aparece: o corpo tende ficar mais tonificado e esguio. Cada um no seu limite...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VOTO NULO 00




VOTO NULO,
POR CONSCIÊNCIA E POR AMAR A PÁTRIA

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4642651-EI6578,00-Voto+nulo+conquista+instruidos+apesar+de+nao+mudar+eleicao.html

"
...
Para o cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Bruno Speck, é fato que o voto nulo atualmente é uma forma de voto consciente. Ou seja, ninguém vota nulo sem querer ou por engano, principalmente depois da implantação das urnas eletrônicas. "O processo atual tornou essa opção mais difícil, hoje o eleitor tem que se informar sobre como votar nulo", comenta. Para dar um voto nulo, o eleitor precisa digitar um número inexistente e confirmar.

Há muitos mitos sobre o possível impacto no caso de um grande número de pessoas votar nulo. Em redes sociais na internet, se espalha a tese de que, no caso de mais de 50% dos votos serem nulos, seria convocada uma nova eleição. A lei eleitoral, porém, considera o voto nulo como inválido. A medida de marcar nova data para as eleições só vale em caso de fraudes, como eleitores com falsa identidade ou o não cumprimento do horário e locais de votação.

Nem todos esses argumentos, porém, demovem Gabriel Siqueira da ideia de votar nulo nestas eleições. Administrador de empresas e estudante de mestrado, o catarinense de 29 anos acredita que essa seja uma decisão política.

"- Eu procuro me informar bastante, leio sobre política. Encontro em alguns programas de governo opiniões como a minha ou propostas que eu gostaria de fortalecer, mas no fundo eu não acredito em nenhuma dessas propostas - lamenta."

Já a acupunturista Monique Côcco, de 32 anos, conta que esta deve ser a primeira eleição em que votará nulo. "Por mais insignificante que pareça, temos que começar por nós as mudanças", revela, esperançosa. Ela afirma que nunca esteve muito alinhada a um partido ou outro, mas reclama dos debates até o momento.

- Nessa eleição presidencial estamos caminhando para o buraco, só existem ataques entre os candidatos e nenhum plano de benefício para os brasileiros. Já estamos mais do que cansados de saber a quanto anda nossa política de saúde! - ataca.

Siqueira conta que sempre se aproximou das ideias da esquerda. Eleitor costumeiro do PT, ficou decepcionado com o primeiro mandato do presidente Lula e não se vê votando em outros partidos. Reclama que os interesses de "se manter no poder" substituíram ideologias.

- Independente de anular ou não a eleição, acho que haver muitos votos nulos deslegitima o candidato. Os políticos vão ser eleitos do mesmo jeito, mas vão ter que investigar por que isso aconteceu. É um protesto e gera debate. ..."

__________________________________________________________________________

Porquê votar nulo?

Puro protesto. Pra começar a mudança por mim. Por você.

Não me preocupo se a maioria vai apoiar um ou outro candidato, mas tenho certeza que estarei fazendo minha parte mostrando minha indignação e gerando discussões, especialmente se tiver um numero interessante de votos nulos.

Porquê nulo e não " macaco tião"? porque o nulo é e sempre será o que aparce em todas eleiçoes, e um percentual alto vai inclusive virar manchete mundial...

O objetivo é chacoalhar a corja política e aflorar debates sobre o descontentamento da população...

Se informe e ajude a mudar este país!

Paz profunda

ana paula.

domingo, 25 de julho de 2010

VIVER DA ENERGIA CÓSMICA (Prana, da luz)

ALIMENTANDO-NOS DA LUZ

http://www.eusouluz.iet.pro.br/vivendodeluz.htm

Há centenas de anos, o conhecimento da Alimentação da Luz já era estudado pelos monges orientais, retirando do AR a energia necessária para viver.

Mas, com certeza, este conhecimento não foi tão bem usado como está sendo atualmente no mundo ocidental.

Muitos autores ocultistas, já declaravam, que: o homem do futuro, não necessitaria alimentar-se com alimentos sólidos. Ele retirará seu alimento do Celeiro Universal (do Sol, do Ar e da Água).

Sugerimos pesquisar sobre o Homo Gestalt, que é, sem dúvida, para onde caminha a Sétima Raça Raiz. (veja em “Análise Esotérica”)

Nos dias atuais, a página que melhor aborda este assunto está contido em Portal Retorno à Luz e VIVENDO DA LUZ.


PROCESSO DOS 21 DIAS

Baseado nos escritos de Evelyn Levy Torrence e Jasmuheen.

Muitos questionam sobre o melhor caminho para realizar o “Processo dos 21 dias”, constituído pela ausência total de alimentos sólidos.

É inevitável que muitos duvidem desta experiência tão fora dos padrões normais.

Para esclarecer alguns pontos vamos explicar, passo a passo, sua metodologia, a partir da decisão de pôr em prática tal procedimento.

O primeiro passo é saber que esta não é uma "nova dieta de emagrecimento". Essa nunca foi a proposta deste trabalho, que pretende —única e exclusivamente— a desintensidade, desintoxicação orgânica e a reconexão interna com o Eu Superior.

Para tomar a decisão de parar de ingerir alimentos sólidos, é preciso muita consciência e visão do que se pretende. Somente assim, o processo poderá ser realizado com êxito.

O que entra pela boca do homem, é o causador de 90% dos casos de sua morte por doenças graves, envelhecimento precoce e esgotamento físico prematuro.

As pessoas estão levando à mesa, venenos tóxicos químicos, sem a consciência do inevitável sofrimento que isto lhes trará.

O “Processo dos 21 dias” foi elaborado pela australiana, Jasmuheen, há muitos anos, baseado no conhecimento oriental.

Jasmuheen, após pesquisar a influência dos alimentos na vida humana, a partir de pesquisas feitas no oriente, recebeu a autorização espiritual de seu Mestre pessoal, para ensinar às pessoas que estivessem preparadas para receber estes conhecimentos, reconectando-se com seu Eu Superior, através de uma nova programação física, energética, mental e espiritual.

Hoje, é mais fácil a realização do processo não-alimentar, devido ao grande número de pessoas que já passaram por essa experiência, permitindo o auxílio de seus relatos.

Há anos atrás, Jasmuheen estava sozinha neste trabalho. Por isso, decidiu colocar alguns obstáculos que impedissem que pessoas despreparadas, emocional e fisicamente, realizassem esta reprogramação sem ter consciência do que isso significaria em sua plenitude.

Nestes dias, basta uma informação de fonte fidedigna. Estes conhecimentos já estão disponíveis em muitas fontes confiáveis, na prateleira de boas livrarias e através da mídia alternativa (no Site Retorno à Luz e Vivendo da Luz há várias matérias sobre o assunto e, neste Site Eu Sou Luz).


Esse processo de reprogramação alimentar foi dividido em TRES grupos de SETE dias, totalizando um Programa de 21 dias, que começa com a decisão interna de parar de comer.

Esta decisão pode ser tomada de diferentes maneiras:

1) Ir parando aos poucos (a pessoa diminui, gradativamente, a alimentação, cortando os alimentos mais pesados).

2) Praticando jejuns alternados (conforme indicado no artigo chamado Jejum Racional escrito por Serena Harris, no link do Site Vivendo da Luz).

3) Efetuando uma dieta à base de frutas (constituída por castanhas, sementes de frutas, frutas secas e sucos, sem obedecer os horários normais das refeições).

4) Suprimindo totalmente a alimentação (neste caso, é condição “sine-qua-non” estar plenamente consciente desta decisão).

Seja qual for a forma que se realize a preparação para a desintoxicação, ao entrar neste processo, deve-se estar completamente certo da decisão, munidos das informações necessárias e conectados com o seu Eu Superior.

Aconselhamos a leitura do livro Viver de Luz, da Editora Aquariana. Recomendamos também, o pleno conhecimento do Site Vivendo da luz e Retorno à Luz, e ainda, a leitura dos livros da Grande Fraternidade Branca e de Iniciados, que se encontram na Biblioteca Virtual deste Site. O “Mistério das Glândulas Endócrinas”, de Max Heindel , e “Diretrizes para Viver de Luz”, de Edmilson Marini, é também uma excelente fonte de consulta (encontrado na Biblioteca Virtual).

É fundamental saber que se estará realizando uma experiência, no mínimo, diferente, estranha e por vezes, resultante em dolorosas penúrias físicas.

Estamos falando de uma reprogramação orgânica, onde se desativará o sistema digestivo em parte, ativando-se o sistema endócrino.

O objetivo do processo é fazer com que a pessoa se torne apta a viver da captação da energia cósmica, substituindo assim os elementos sólidos externos.

O PROCESSO

Decidindo-se pela realização do Processo dos 21 dias, deverá ser marcada uma data para o inicio da reprogramação.

Aconselhamos especial atenção para os primeiros SETE dias do processo, os quais são, sem dúvida, os mais difíceis.

OS PRIMEIROS SETE DIAS

Na primeira semana, não deverá ser ingerido nenhum tipo de elemento externo, incluindo-se qualquer tipo de líquido, inclusive água.

Chama-se a primeira semana de TRAVESSIA DO DESERTO INTERNO. Nestes SETE dias iniciais, a desintoxicação começa com uma parada radical do sistema digestivo, forçando assim, no nível mental e energético, o religamento e o desobstrução das glândulas pineal e pituitária.

É normal sentir o corpo fraco, ter dores de cabeça e sensações físicas desagradáveis. Não devemos esquecer que se está tratando de uma desintoxicação orgânica-alimentar e, por isso, as reações físicas podem ser diversas, dependendo do grau de toxinas acumuladas no organismo.

É aconselhável o relaxamento total. O sentimento constante da paz interior. Aquietar-se. Observar o silêncio. Buscar o controle mental e físico. Administrar a consciência e a sabedoria para que o corpo e a mente mantenham constante harmonia de propósitos.

Medite. Pratique a respiração profunda. Tome banhos de imersão, usando pétalas de rosas, folhas de eucalipto e perfumes suaves e aromáticos. Leia livros iniciaticos (encontrará alguns deles em nossa Biblioteca Esotérica Virtual). Conversar somente quando isto for imprescindível, sem alterar o tom de voz, nem envolver-se emocionalmente. Não assista televisão, nem leia jornais. Afaste-se de atividades ou informações que produzam estresse. Estas atitudes, facilitarão sua travessia.

Esta realização torna-se extremamente difícil, caso se decida efetuar esta transformação mantendo o ritmo normal de trabalho, estudo e afazeres domésticos.

Neste caso, será dificílimo atravessar o deserto da sede, porém, não é impossível, e pode ser feito se houver forte determinação.

Pode acontecer, ainda, a sensação de projeção astral, a revelação em sonhos, sensações físicas desconfortáveis e, sentimentos mentais de solidão e desânimo (nos quais, é comum a desistência do programa).

O contato com o Eu Superior ajudará na decisão de prosseguir (ou não!) a travessia do deserto. Se o nível de dificuldades for superior à vontade, não surgirá a vontade de ir em frente. Neste caso, basta beber água. Tudo voltará, imediatamente, ao normal.

Muitos realizam essa Primeira Etapa durante três, quatro ou cinco dias. Isto não invalida o restante do processo, caso não se ingira alimentos sólidos.

A SEGUNDA SEMANA

Superada a primeira fase, torna-se mais fácil o prosseguimento do objetivo. Neste segunda semana, encontra-se o Oásis da Vida, que é a água.

Quando a água e os líquidos voltam para o organismo, após permanecerem ausentes durante sete dias, assumem a extraordinária função da limpeza orgânica.

Quanto mais água e sucos diluídos, melhor será para a eliminação das toxinas do corpo.
Neste período, deverão ser tomados de UM a DOIS litros de água, água de coco ou sucos naturais diluídos com água.

Nesta semana, o organismo estará ainda enfraquecido, devido a mudança alimentar. Por isso, alguns cuidados físicos serão de grande valor. Aconselham-se pequenas caminhadas ao ar livre (aumentando-se o percurso, diária e gradativamente) pela manhã ou nos finais de tarde (em locais onde o ar é menos poluído). São recomendáveis exercícios respiratórios, procurando aumentar a capacidade pulmonar.

Aconselhamos a captação da energia solar (sem o uso de óculos escuros e permitindo que a luz do sol entre em seu cérebro, através do canal ocular).

Exercícios de yoga (ou outros exercícios físicos similares), são de alta valia.

Se houver necessidade de entretenimento extra, vídeos de comédia leve (sem sexo, nem violência) poderão ser apreciados.

Entretanto, deve predominar a paz interior, e a meditação, durante o maior tempo possível.

Lembre que seu corpo ainda estará se adaptando ao novo sistema vital, por isso, as sensações mentais, energéticas, físicas e espirituais, ainda poderão ser estranhas e algumas vezes assustadoras.

Mantenha o amor no topo de sua energia e a confiança acima de sua mente, para que o medo, a insegurança e a opinião alheia, não tenham o poder de interromper seu processo.

A TERCEIRA SEMANA

A partir de agora, a sensação de fome e de fraqueza praticamente não mais existirão.

Haverá um doce sentimento de bem-estar. Seus sentidos estarão mais aguçados e purificados. Seu sangue estará livre de praticamente todas as toxinas químicas e maléficas, que foram oportunamente ocasionadas pelo consumo de alimentos impuros. Sua mente permanecerá mais desperta, livre e com rápido raciocínio. Haverá uma notável capacidade de armazenamento em sua memória. Sua inteligência e velocidade de entendimento, ultrapassará os padrões convencionais.

Os líquidos continuam liberados e podem ser ingeridos quantas vezes quiser, durante esta ultima semana. Agora, os sucos de frutas podem ser mais concentrados.

Os líquidos continuarão funcionando como limpadores sangüíneos e diluindo as toxinas ainda presentes no organismo.

Ao terminar esta terceira e última semana, haverá notável sensação de liberdade plena. Contrariando os conceitos medicinais de que é necessário comer para viver, através da reprogramação orgânica, somente será preciso o uso dos elementos cósmicos (luz, água e ar).

A liberdade está na certeza de não mais depender de comida para se ter uma vida saudável, próspera e feliz.

Ao terminar o Processo dos 21 dias, poderão ingerir-se elementos externos, somente quando quiser e se assim for sua vontade, pois não mais existirá o conceito antigo: ter que comer para viver.

A comida, antes uma necessidade vital, agora têm novo sentido. É apenas um prazer do sabor transmitido à mente, não mais uma obrigação orgânica.

Alguns, depois desta experiência, decidem voltar a ingerir "algumas coisinhas" esporádicas. Mas, aprendem a realizar todo o processo de digestão na boca (usando apenas a mastigação e a salivação), e não mais no estômago, como faziam antigamente. Nenhuma delas volta a comer sem regras disciplinares. No máximo, adquirirão o costume de pequenas refeições diárias (todas, frugais). No entanto, haverá enjôos quando se intentar a alimentação à base de carnes, sejam elas quais forem.

Morremos por que assassinamos nossas células com a imensa quantidade de veneno que ingerimos todos os dias.

UM CONSELHO

Aconselhamos às pessoas interessadas em estudar mais sobre este assunto, que procurem esclarecer as questões ainda pendentes.

O local aonde poderão ser dirimidas eventuais dúvidas sobre importantes questões relacionadas com este tema é o site Portal Retorno à Luz.

Lembra-te que somente tu podes saber o que melhor para ti. Tua vida somente a ti pertence.
Tua conexão com o teu Eu Superior é fundamental na decisão de realizar essa reprogramação pessoal.

Estamos mudando de dimensão. Eliminar o uso alimentar da carne animal representa a liberdade de nosso corpo, ausentando as doenças, as dependências físicas e os vícios vitais que a sociedade nos impõe desde o nascimento.

Saúde, Paz e Luz!

vídeo para ilustrar melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=dU001DA4M9s&feature=related

paz profunda,
ap


A CRUZ ANSATA (Ankh)

Ankh, (Pronuncia-se Anak) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte.
A forma do ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada. Em algumas representações primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.
Ha muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da ressureição.
A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
Andrew H. Gordon e Calvin W. Schwabe especulam no livro The Quick and the Dead de 2004 que os simbolos: Ankh, Djed e Was tem uma base biológica derivados da cultura de criação de gado do antigo egipto ( ligado á crença egipcia de que o sémen era criado na coluna vertebral), assim:
O Ankh, símbolo da vida, vértebra torácica de um touro (visto em corte transversal);
O Djed, símbolo da estabilidade, a coluna vertebral de um touro;
O Was, símbolo do poder e dominação, o penis seco de um touro simbolo da deusa Wosret ou Wasret.
Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III. Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o ankh (por sua semelhança com a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.
No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60.
O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra.

domingo, 16 de maio de 2010

Curiosidades sobre Sathy Sai Baba


Curiosidades sobre Sathy Sai Baba

“Ele [Divaldo Pereira Franco] acabara de voltar da Índia. Numa palestra que fez aqui em Salvador, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em detalhes narrou a recente visita que fizera a Sai Baba, quando não teve a menor cerimônia e nem economizou elogios ao externar a sua profunda admiração por Sai Baba, de quem “falou maravilhas”.

Surpresa geral! - Divaldo Pereira Franco, com a honestidade e a coragem moral que lhe são peculiares - aliás, o seu sobrenome “Franco” realmente indica uma das inúmeras qualidades do seu elevado caráter - naquela palestra assistida por centenas de pessoas, narrou os dois seguintes episódios com ele e Sai Baba, o segundo episódio ocorrido há poucos dias, na Índia, e o primeiro um pouco antes, durante as muitas palestras internacionais que acabara de realizar:
O primeiro episódio

Durante aquela maratona de palestras, Divaldo ouvira repetidas e insistentes menções ao nome de Sai Baba, feitas por vários devotos e admiradores desse Avatar, em diferentes países onde ele fizera palestras. Até alguns frasquinhos contendo “vibhuti” e fotos de Sai Baba, ele recebera de presente.

Àquela altura - A sua mente, treinada para enfrentar o “desconhecido” e também para não menosprezar sucessivas e insistentes “coincidências”, já o deixava atento, alerta e até curioso para saber quem era esse tal de Sai Baba, que tantos insistiam em lhe dizer que era um Avatar que realizava milagres.

Já era madrugada - Ele estava sozinho, num quarto de hotel em um país muito distante tanto do Brasil quanto da Índia. Ele estava muito cansado, devido às sucessivas palestras e viagens internacionais que estava fazendo. Ele estava quase dormindo.

Subitamente! - Ele foi traumática e violentamente despertado porque teve um forte ataque de angina! Sentindo profunda e aguda dor no seu peito, instintivamente ele segurou uma daquelas fotos que recebera e gritou:

– Sai Baba! Me ajude pelo amor de Deus!

Imediatamente! - Sai Baba se materializou em sua frente e o atendeu, na maior naturalidade, como se fosse um médico qualquer que estivesse fazendo um atendimento domiciliar a um paciente!
Segundo episódio

Após esse fantástico (só fantástico?) acontecimento, tão rápido quanto possível, Divaldo foi visitar Sai Baba, na Índia, para poder lhe agradecer e também o conhecer pessoalmente, dessa vez em situação “normal”.

Assim que os dois se encontraram - Imediatamente, Sai Baba sorriu para Divaldo, e lhe disse logo:

– Que bom, meu filho! Este, já é o nosso segundo encontro!
_____________________________________________________________________________________

FICA AÍ PARA QUE POSSAMOS PENSAR...
_____________________________________________________________________________________

Palestra: A História de Tamil

(Por Divaldo Pereira Franco)

“Eu gostaria de narrar, uma experiência que tive, faz aproximadamente dezesseis ( 16 ) anos, quando fui à Índia, na cidade de Bangalore, com um grupo de brasileiros, tendo na pauta, a oportunidade de conhecer o grande paranormal, Swami Satya Sai Baba. Na oportunidade, nós fomos para uma cidade, do sul da Índia, e como ele atendia em Puttaparti, que é onde ele tem o seu ashram, a sua morada, soubemos que ele estaria em Whitefield ( é uma comunidade, aquele campo branco ), perto da cidade em que nos hospedávamos. Para podermos atingir o local - eram trinta ( 30 ) quilômetros, de onde nós estávamos - o grupo alugou cinco ( 05 ) automóveis. E no primeiro ( 1º ) dia, muito cedo, porque às oito horas ( 8:00h ) ele fazia a caminhada, olhava ás pessoas, atendia este ou aquele... nós fomos. Eu fui num carro com Nilson, e mais dois amigos. Quando chegamos no local, havia centenas de automóveis. Nós estávamos de táxi, e um menino saiu da multidão, e começou a acenar para o chofer, dizendo que tinha um lugar reservado. O chofer foi, e o meninozinho levou-o. Nós combinamos, com o chofer, a hora que deveríamos estar de volta, olhamos para o menino, sem maior interesse – era um menino de rua, que estava muito sujo – fomos ao ashram, assistimos a solenidade, e quando nós saímos, que eu vi a multidão – mais de cinco mil ( 5.000 ) pessoas – eu disse : - “ Meu Deus, nós não vamos encontrar este táxi, nem na outra encarnação !” Eu ali fiquei... Nisto, aparece o menino indiano, olhou para mim, pegou na minha mão, e disse : -“O táxi está ali !”, num inglês horrível – o meu é péssimo e o dele era pior – “ O táxi está ali !”, uma voz fanhosa... Eu olhei para ele e pensei assim : -“ Danadinho, não é ?! Este pardal da cidade, como dizia Humberto de Campos, sabe seduzir as pessoas!” Ele levou-nos... e olhou para mim nos olhos...olhou, olhou... e eu notei que ele ficou pálido, apesar de ser de epiderme azeitonada, típica do indiano. Eu fiquei impressionado, com o olhar do menino. Então, eu quis homenageá-lo com uma gorjeta. E então, ele me disse : - “ I love you ! De você, eu não quero nada... Eu quero você ! I love You !” Eu achei que não traduzi bem, chamei o intérprete, e disse : - “ Fernando, traduza para mim, repita !” E ele disse : -“ De você, eu não quero nada... Eu quero você ! Agora, de todos, eu quero o pagamento.” Eu disse : - “ Que danado, heim ! Se eu tivesse dado a gorjeta, ele não ia receber de todos, então ele vai pegar de quatro ( 04 ), que é muito mais vantajoso !” Os outros quatro ( 04 ) deram. Muito bem ! Fomos ! Eu esqueci ! No dia seguinte, quando nós retornamos, lá estava o menino, na rua. Parou, na frente do táxi, e foi dizendo...”Mr !....Mr. Love !...Mr. Love !... Eu vou tomar conta do seu táxi !”... e leva-nos. Eu o reconheci. Então, eu sorri para ele, e ele me perguntou : - “Voltou, heim ?!” Eu disse : -“ Voltei !” -“Eu, vou tomar conta do seu táxi !” -“Muito bem !” Fomos a solenidade. Ao sair, o “pardalzinho” grudou em mim, segurou a minha mão e começou a falar. Eu não entendia, absolutamente nada. Eu só fazia dizer : - “Yes !...Yes !”...Mas não sabia nada, que ele estava falando. Era coisa de criança ! Levou-me ao táxi, e eu disse : - “ Mas hoje, você vai receber algo de mim, porque eu estou explorando os amigos !” -“Eu não quero nada de você, papai ! Eu quero dos outros !” Eu pensei : - “ Que técnica, este danadinho tem ! Eu poderia ensinar aos meninos da Mansão. Todo mundo que chegar lá, eles pegam na mão...”papi”... e aí, estamos com o problema resolvido.” Bom ! Retornamos. No terceiro ( 3º ) dia, casualmente ou fatalidade, encontramos o menino, que parecia esperar. Levou-nos... já pegou a minha mão, e me trouxe até a porta do ashram. E, agora, acompanhado pelo intérprete, ele disse assim : - “ Eu vou ficar muito triste, quando você for embora !” Eu perguntei : - “ Quantos anos você tem ?!” Ele me disse : - “ Sete ( 07 ) anos.” -“Como é o seu nome ?” – “ Tamil !” -“Ah... Tamil!” -“ Você mora aonde, Tamil ?!” E o intérprete, traduziu-me a frase, que eu memorizei : -“ Eu moro em qualquer lugar. Deito-me no chão e cubro-me, com a luz das estrelas !” Eu disse : - “Meu Deus ! É poeta ! Que coisa linda ! Eu disse : - “ Você não tem ninguém, Tamil ?!” -“Sim ! Eu tenho uma irmã, que está ali, pedindo esmolas, e nós dormimos juntos, quando faz frio, e as estrelas nos agasalham, com a sua luz !” Eu disse : - “ Tamil ! Amanhã, é meu último dia ! Eu gostaria de deixar uma lembrança para você. O que é que você gostaria ?! Você gostaria de uma bola ?! Gostaria de um carrinho-de-puxar ?! Eu havia pensado em dar-lhe uma roupinha, mas também –como lidava com crianças–um brinquedo ! Criança gosta de brinquedo ! Os pais é que gostam que se dê roupa !” Então, ele disse em inglês, que eu jamais poderia esquecer : -“ De você, meu pai, eu não quero nada ! Eu só quero você !” -“ Você é meu pai, de outra encarnação !” Eu tive um choque ! Menino de sete ( 07 ) anos, moleque de rua ! Eu disse : - “ Como você soube ?!” Ele me disse : - “ Eu sonhei !” -“Mas, você sonhou...?!” -“Sonhei, que ia encontrar meu pai, e quando eu vi você, eu vi que... Você era meu pai ! Então, eu não quero nada de você ! Eu quero você !” Então, ele segurou minhas duas mãos... e, eu senti algo...que me projetou na direção do tempo e do espaço, e... identifiquei esta criança ! Então, quando eu voltei ao normal - tudo muito rápido - eu disse : - “ Fernando, eu vou abraçá-lo ! Será que é proibido, aqui na Índia ?!” Ainda não era o tempo da pedofilia, como hoje, que a gente não pode nem olhar, para uma criança, por que já é perigoso. Nos USA, eu não olho de maneira nenhuma, porque senão, já vai um processo de pedofilia. Fernando disse : -“Não, pode abraçar !” Eu o abracei, passei a mão na cabeça de suor, de poeira, ele pôs a cabeça no meu ombro e chorou muito. Então, eu disse : -“ Talvez, Tamil, nós não nos vejamos nunca mais. Eu não poderei retornar à Índia e, provavelmente, você não irá ao lugar em que eu moro.” Ele afastou-se e perguntou : - “ Aonde é ?!” Eu disse : - “O Brasil !” Aquele pedaço de gente, abriu os braços, e disse : - “ Óh ! Pelé !” Valia mais do que todas as Embaixadas Brasileiras. -“E você conhece Pelé ?!” Eu disse : - “Não, eu conheço Allan Kardec.” Ele perguntou : - “ E quem é Allan Kardec ?!” Eu disse : - “ É um homem, que escreveu um dos livros mais bonitos do mundo, como Krishna! Amanhã, eu vou lhe dar, em inglês, o livro dele.” Ele disse : - “ Mas, eu não sei ler !” Eu disse : - “ Não faz mal ! Você põe a mão, e lê com o coração ! -“O que é que você quer ?! Uma bola ?!” -“ Eu quero...você !” - Mas, eu vou lhe dar de qualquer jeito. Queira, ou não queira, você vai aceitar, porque na minha terra, criança respeita adulto, ainda mais, adulto na minha idade, está bem ?!” Ele sorriu, lindo... e disse : -“Escolha, você !” Sorri... com o menino ! Ele me disse : -“ Leve-me, com você, para sua pátria !” Eu disse : - “Não posso, Tamil ! As leis não me permitem !” Ele me olhou com tristeza, e eu lhe disse : - “Mas, eu queria lhe dar um brinquedo. Eu acho que você nunca teve um brinquedo. Amanhã, por favor, tome um banho caprichado. Há quanto tempo você não toma banho ?!” Ele me disse : - “Eu não me lembro !” Eu disse : -“ E, como é que você faz ?!” -“Eu ?! Eu tomo banho nos pontos cardeais : Norte, Sul, Leste, Oeste... e nada mais.” Eu disse : - “ Pois amanhã, você vai tomar banho nos pontos cardeais, colaterais e totais, porque eu vou lhe trazer uma roupa e um sapato.” Eu já puxei o menino, fomos para o ashram, com o menino; saímos do ashram... Ele ficou ! Então, eu calculei a idade – tenho muita experiência com criança – arranjamos alguma coisa modesta, procuramos um brinquedo, e levei... ”O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Fiz uma dedicatória em inglês, ditada pelo meu amigo, coloquei meu endereço. No dia seguinte, quando eu cheguei, lá veio ele, penteado, com o cabelo com óleo escorrendo pela testa, lindo...! Eu o vesti, calcei, dei-lhe o brinquedo, beijei-o...e na hora em que me despedia dele, era o quarto ( 4º ) encontro, eu disse : - “Agora, eu queria lhe dar o livro que salvou a minha vida – O Evangelho Segundo o Espiritismo – em inglês !” -“Mas, eu não sei ler ?!” Eu disse : - “Não faz mal ! Quando você tiver um problema, você coloca o livro no coração e o livro vai resolver o problema. E você diz assim : - Brahma, que é Deus em indiano, ajuda-me ! Jesus Cristo, socorre-me ! “ Ele seguia a tradição Veda. Ele perguntou : - “Você é cristão ?!” Eu disse :-“ Sou cristão! E, já que você é meu filho, eu quero lhe dar de presente, Jesus Cristo !” Ele começou a chorar. E eu lhe disse : -“Meu filho ! Se algum dia, na sua vida, você tiver um grande problema, lembre-se de mim ! É muito difícil você ir lá, e é muito difícil, eu vir cá. Mas, aí tem meu endereço, aí tem meu telefone ( naquele tempo, era muito difícil, uma chamada internacional ). Mas, se algum dia, você precisar, lembre-se de mim ! De acordo com a gravidade do problema, você pede a alguém, para entrar em contacto comigo; ou procura a Embaixada do Brasil; a representação aqui. Deus nos reuniu, e não vai nos afastar nunca mais !” Ele então me olhou demoradamente, os olhos muito negros, chorou copiosamente... e me disse : -“Mas, não me abandone !” Eu me comovi, e na condição de um cardíaco, eu tive que controlar a emoção. Então eu disse : - “Eu vou pegar o táxi, e não vou olhar para trás ! Até logo, meu filho ! Até logo, Tamil !” Ele sentou no asfalto, eu entrei no táxi. Mas, quando o táxi foi saindo, eu não agüentei...Olhei para trás...Ele estava sentado no asfalto, o livro aberto, passava a mão no livro, e colocava no coração, a cabeça jogada para trás ! Eu viajei de alma partida, pelo amor ! Isto foi em Maio. Eu não voltei a ter notícias de Tamil. Em Dezembro, eu recebo uma chamada internacional, à pagar. Naquela época era muito caro. Então eu perguntei : -“Mas, eu preciso saber quem é que está chamando ?!” -“É uma Sra... a Sra. Goopter... em nome de Tamil !” Eu corri ao telefone; chamei meu filho, que fala muito bem o inglês, pedi que ele ficasse numa extensão... e então, com a voz esganiçada, o meu filho espiritual começou a dizer coisas, que eu não entendia nada..., eu lhe dizia : -“slowly, é... suavemente, vagarosamente...! E, uma voz pausada disse : -“Um momento... Tomou o telefone, e começou a me dizer... -“ Ele está chorando !” -“Mr. Franco, faz três ( 03 ) meses, eu saía das minhas atividades de professora, e passando por uma rua, encontrei sentado no passeio, um menino, que abraçava um livro e que se balançava. Eu então perguntei : - Que tem este livro ?! - Não sei ! - E o que você faz, com ele junto ao coração ?! - Meu coração está lendo ! - E você sabe ler ?! - Não sei ! Havia tanta dor, neste menino, que eu o levei para minha casa. Eu sou viúva. Então eu perguntei : - Quer morar comigo ?! - Mas eu tenho uma irmã ! Uma semana depois, Tamil e Ananda, estavam morando comigo. E eu me impus a tarefa de os alfabetizar. Nós, hinduístas, não celebramos o Natal, mas sabemos que os cristãos celebram. E, ele me pediu, que desejava falar com o pai, que mora no Brasil. Então, eu quero que o Senhor saiba, que Tamil, será um Homem de Bem ! Eu vou deixar o meu endereço, com o Senhor. Eu encontrei o seu, no livro que o Senhor lhe deu. E quero contar-lhe que, diariamente, eu coloco as minhas crianças da escola, sentadas no chão, sento-me, em um tóro de madeira, e leio aquele livro, para eles. E o livro é tão enriquecedor, que eu gostaria de perguntar-lhe, se existe um outro livro, desse gênero, que eu pudesse ler, para os meus alunos.” Eu disse : - “ Sim, Senhora ! Para a Senhora, eu mandarei, “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, que também está traduzido ao inglês ; “O Livro dos Médiuns” ; “O Principiante Espírita”... Mas, como eu terei muita dificuldade de anotar o seu enderêço, já que a Senhora tem o meu, escreva-me e mande-me o seu endereço, e eu lhe enviarei os livros.” -“Muito Obrigado, Mr. Franco ! O Senhor, é o pai de Tamil e de Ananda, e eu sou a mãe espiritual dos dois. Seu filho quer despedir-se.” E ele então gritava..., no dialeto, que eu não conseguia entender. Os senhores podem imaginar, as emoções que eu atravessei, durante um largo período, sem poder comunicar-me com eles. Não tinha o endereço. Eles tinham o meu, mas eu não tinha o deles. Quando chega a carta da Professora Goopter, mandando-me o número do telefone, mandando-me o endereço, estabelecemos uma comunicação muito grande, através dos tempos. Acompanhei o desenvolvimento de Tamil e de Ananda. O meu filho passou a me escrever, falava-me, e me mandava nas cartas : -“ Meu pai, de todas as vidas! Eu agora tenho a luz do amor ! Graças a reencarnação, eu o reencontrei, para não perder nunca mais. Peça, ao seu Senhor e ao nosso Jesus, que me conceda a honra de, na próxima encarnação, estar ao seu lado, para sermos felizes !” E eu, de quando em quando, lhe telefonava : - “Deus te abençõe, meu filho, alma da minh`alma, corpo da vida... !” Porque, o que importa, na visão reencarnacionista, é o amor ! E, neste ano passado, em dois mil e cinco ( 2005 ), estando em Londres, Inglaterra, tive a gratíssima surpresa de reencontrar, depois de quinze ( 15 ) anos, Tamil e Ananda, que estão estudando, na Universidade de Londres, graças ao trabalho notável, desta mulher humanista e humanitarista, Senhora Goopter. E, então, ele está sendo encaminhado para o movimento espírita, e me disse : -“ Eu renasci na Índia, para levar a palavra do Consolador, à aqueles que ainda não na conhecem.” Estabelecemos as nossas pontes, e este filho, que Deus me mandou, tão longe, logo mais, neste mês de Junho de dois mil e seis ( 2006 ), estará abraçando-me, e eu a ele, para que juntos, cantemos as Glórias da Imortalidade, da Reencarnação. A vida, sem a Lei da Reencarnação, é destituída de significado psicológico, para a criatura humana. Allan Kardec, portanto, na condição de Missionário da Era Nova, é o Apóstolo de Jesus, que veio trazer a Doutrina do Amor, para que à luz da lógica e da razão, possamos, neste momento de trânsito, construir um mundo melhor, pelo qual todos anelamos. Se alguém vos perguntar : -“ Que fazer para ser feliz ?!” Respondei : - “ Ama, ama... e passa !” Se trazes na mente, o peso da amargura, ama ! Se tens dilacerado o coração, ama ! Se a saudade se aloja, na tua mente e no teu sentimento, porque alguém querido partiu, de maneira inesperada, ama ! Vós os reencontrareis, digo-vos, dizei-o ! Nós nos reencontraremos amanhã, depois da matéria, no mundo espiritual, e volveremos à Terra, para fazer deste planeta, o mundo de regeneração, onde o Bem prevaleça, a Justiça equânime predomine, e a Voz de Cristo nos diga : -“Vinde a Mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos ! Tomai, sobre vós o Meu Fardo, recebei o Meu Jugo, e aprendei Comigo, que Sou manso e humilde de coração ! Leve é Meu Fardo ! Suave é Meu Jugo ! Vinde a Mim! Eu vos consolarei ! Saiamos, então daqui, exuberantes, ante a certeza de que : - Vivemos ontem, estamos vivendo hoje, viveremos amanhã, agindo de tal forma, que não tenhamos que retornar para reparar, porque a Lei é de Progresso, e com o progresso, atingiremos o Reino dos Céus, que está dentro de nós !”
_____________________________________________________________________________________

PARA ANÁLISE DE TODOS...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Manipulação das TVs - CUIDADO!




Pelo Avesso (Titãs)


Sejamos menos Homer Simpsons!

Vamos deixar que entrem


Que invadam o seu lar


Pedir que quebrem


Que acabem com seu bem-estar


Vamos pedir que quebrem


O que eu construi pra mim


Que joguem lixo


Que destruam o meu jardim


Eu quero o mesmo inferno


A mesma cela de prisão – a falta de futuro


Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro


Vamos deixar que entrem


Que invadam o meu quintal


Que sujem a casa


E rasguem as roupas no varal


Vamos pedir que quebrem


Sua sala de jantar


Que quebrem os móveis


E queimem tudo o que restar


Eu quero o mesmo inferno


A mesma cela de prisão – a falta de futuro


Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro


Eu quero o mesmo inferno


A mesma cela de prisão – a falta de futuro


O mesmo desespero


Vamos deixar que entrem


Como uma interrogação


Até os inocentes


Aqui já não tem perdão


Vamos pedir que quebrem


Destruir qualquer certeza


Até o que é mesmo belo


Aqui já não tem beleza


Vamos deixar que entrem


E fiquem com o que você tem


Até o que é de todos


Já não é de ninguém


Pedir que quebrem


Mendigar pelas esquinas


Até o que é novo


Já esta em ruinas


Vamos deixar que entrem


Nada é como você pensa


Pedir que sentem


Aos que entraram sem licença


Pedir que quebrem


Que derrubem o meu muro


Atrás de tantas cercas


Quem é que pode estar seguro?


Eu quero o mesmo inferno


A mesma cela de prisão – a falta de futuro


Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro

...Dias melhores para todos nós!

Albert Einstein (maravilhoso)



Albert Einstein

A vida é como... ...jogar uma bola na parede.
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca,
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força:
Por isso, nunca “jogue uma bola na vida"...
de forma que não esteja pronto para recebê-la...
A vida não dá nem empresta; Não se comove nem se pieda.
Tudo quanto ela faz é ... Retribuir e transferir...aquilo que nós lhe oferecemos.

Albert Einstein foi um físico alemão de origem judaica, naturaliza-se suíço e, posteriormente, norte-americano. Educado em Munique e na Suíça, doutora-se em Zurique em 1905. Entre os anos de 1902 e 1909 está a trabalhar num escritório de patentes em Berna, até que em 1909 consegue incorporar-se no ensino universitário, que exerce em Zurique, Praga e Berlim.

Dirige o Instituto de Física Kaiser Wilhelm e é membro da Academia de Ciências Prussiana. Em 1905 publica os seus primeiros trabalhos sobre a análise matemática do movimento de Brown, o efeito fotoeléctrico, o estabelecimento da equivalência massa-energia e a exposição dos fundamentos da teoria especial (ou restringido) da relatividade.

Estes temas vão impulsionar uma mudança espectacular e revolucionária da concepção do mundo físico baseado na geometrização espácio-temporal da física moderna. A partir de 1910 aprofunda a teoria da relatividade e, em 1916, publica o resultado dos seus esforços. Recebe o Prémio Nobel de Física em 1921. A partir de então viaja pela Europa, Estados Unidos e Ásia.

Em 1933, pela sua condição de judeu tem que exilar-se da Alemanha e instala-se em Princeton (Estados Unidos). Em 1939 adverte o presidente Roosevelt, numa famosa carta, sobre o perigo de a Alemanha se ter adiantado na descoberta das possibilidades da energia nuclear, o que propicia a realização do Projecto Manhattan (criação das primeiras bombas atómicas).

Apesar da sua contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante.

"Existem apenas duas maneiras de ver a vida; Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre."

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

"Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de
sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana"

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada."

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."

"A tradição é a personalidade dos imbecis."

"O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."

"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia."

"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente."

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda."

"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

"O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes."

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela."

"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento."

"É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom."

"Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

Albert Einstein

Irena Sendler - Uma mulher respeitável


Irena Sendler


Uma senhora de 98 anos chamada Irena acabou de falecer.


Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.


Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!)


Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.

Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruido que os meninos pudessem fazer.

Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.

Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente.


Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma arvore no seu jardim.

Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a familia. A maioria tinha sido levada para aa camaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.


Foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada: quem o recebeu foi Al Gore por diapositivos sobre o Aquecimento Global

Não permitamos que alguma vez, esta Senhora seja esquecida!!

In MEMORIAM - 63 YEARS LATER

In Memoriam - 63 anos depois


Texto para refletir...


Menina:Tenho que lhe dizer uuma coisa, senhor... Tem no seu braço uma tatuagem sem graça nenhuma. É só um montão de numeros.


Senhor: Bem teria a tua idade quando me fizeram. Mantenho-a como uma recordação.


Menina: Oh! ... Uma recordação de dias mais felizes?


Senhor: Não, de um tempo em que o mundo ficou louco.


"Imagína-te a ti mesma num país em que os teus compatriotas seguem a voz de um político extremista que não gostava da tua religião.


Imagína que te tiravam tudo, que enviavam toda a tua familia para um campo de concentração, para trabalhar como escravos, e ser assassinados sistemáticamente. Nesse sitio te tiravam até o teu nome para ser substituido por um número tatuado no teu braço.


Chamou-se a isso O Holocausto, quando milhões de pessoas foram mortas só pelas sua crenças religiosas..."


Menina: Então tu usas essa tatuagem para recordares o perigo das políticas extremistas!


Senhor: Não, querida. É para que tu o recordes.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Amazônia teve civilização complexa


Amazônia teve civilização complexa
Cientistas descobriram sinais deixados por sociedade pré-colombiana; formas geométricas se espalham por 250 km

Tory Carroll

A lenda atraiu legiões de exploradores e aventureiros à morte: haveria um antigo império de cidadelas e tesouros ocultos nas profundezas da selva amazônica. Conquistadores espanhóis se aventuraram na floresta buscando fortuna e foram seguidos ao longo dos séculos por outros, convencidos de que descobririam uma civilização perdida tão importante quanto a Asteca e a Inca. Alguns a chamaram de El Dorado, outros, de a Cidade de Z.

Mas a selva os engoliu e nada foi encontrado, o que levou o resto do mundo a chamá-la de mito. A Amazônia era inóspita demais, diziam estudiosos do século 20, para permitir grandes assentamentos humanos. Mas os sonhadores estavam certos. Novas imagens de satélite e sobrevoos revelaram mais de 200 enormes construções geométricas escavadas na Bacia Amazônica Superior, perto da fronteira do Brasil com a Bolívia.

Espalhados por 248 quilômetros, os círculos, quadrados e outras formas geométricas formam uma rede de avenidas, valetas e recintos construídos muito antes de Cristóvão Colombo. Alguns chegam a datar de 200 a. C., outros, de 1283. Os cientistas que as mapearam acreditam que pode haver outras 2.000 embaixo das árvores.

As estruturas, muitas reveladas pelo desmatamento, mostram uma "sofisticada sociedade pré-colombiana construtora de monumentos", diz a revista especializada Antiquity, que publicou a pesquisa. O artigo acrescenta: "Esse povo até agora desconhecido construiu fortificações com um plano geométrico preciso, conectadas por estradas ortogonais retas." Chamadas de geoglifos, as figuras estendem-se por uma região de mais de 250 quilômetros e compõem uma rede de trincheiras com 11 metros de largura e barrancos de 1 metro. Acredita-se que eram usadas como fortificações, moradias e para cerimônias. Poderiam abrigar 60 mil pessoas.

As descobertas demoliram ideias de que os solos da Amazônia eram muito pobres para sustentar uma agricultura extensiva, diz Denise Schaan, coautora do estudo e antropóloga da Universidade Federal do Pará. Ela disse à National Geographic: "Há muito mais para se descobrir nesses locais. Toda semana achamos novas estruturas." Muitos montes eram simétricos e inclinados para o norte, levando a teorias de que tinham um significado astronômico.

Houve surpresa com o fato de as construções nas planícies aluviais e nas áreas elevadas terem um estilo parecido. "Na arqueologia amazônica sempre se teve a ideia de que se encontram povos diferentes em diferentes ecossistemas", diz Denise.

As primeiras formas geométricas foram achadas em 1999. Para alguns antropólogos, o feito rivaliza com as pirâmides do Egito. Outras descobertas foram feitas na região do Xingu, de aldeias interligadas conhecidas como "cidades jardins", com casas e fossos. "As revelações estão explodindo nossas percepções sobre como as Américas realmente eram antes da chegada de Colombo", diz David Grann, autor de The Lost City of Z. E também vingam Percy Fawcett, o britânico que liderou uma expedição para encontrar a Cidade de Z e desapareceu.

Fonte:
Brasil, www.estadao.com.br/ (11/01/2010)